Rodrigo Bacelar

Rodrigo Bacelar nasceu em 1995 no Porto, e encontra-se actualmente a completar o Mestrado em Ensino de Música, especialização em Análise e Técnicas de Composição, na Universidade de Aveiro, sob orientação de Evgueni Zoudilkine.

Em 2013 concluiu o curso secundário em Artes Visuais, e em 2014 completou o curso complementar de violoncelo no Conservatório de Música do Porto como aluno de Vicente Chuaqui, bem como o curso complementar de piano como aluno externo de Fausto Neves. Em 2018 concluiu a Licenciatura em Composição na ESMAE, tendo estudado com Eugénio Amorim, Carlos Azevedo, Dimitris Andrikopoulos e, aquando de um programa de intercâmbio em Pádua, com Giovanni Bonato. Em 2020 concluiu o Mestrado em Composição na Academia Norueguesa de Música, sob orientação de Lasse Thoresen.

Em 2018 foi-lhe atribuído o primeiro prémio do XI Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim com a peça Recorda para quarteto de cordas. Em 2019, foi contemplado com a menção honrosa do Prémio de Composição SPA/Antena 2 com a peça Dimezzato para orquestra. Fora de Portugal, viu as suas obras serem interpretadas em palcos de cidades como Pádua, Edimburgo e Oslo. A sua produção como compositor é especialmente dirigida para instrumentos acústicos, e é recorrentemente influenciada por impressões não-musicais com origem, entre outras, na pintura, literatura e cinema.

Rodrigo Bacelar

Actualmente lecciona a disciplina de Formação Musical na Academia A Pauta.