Joana Seybert Jesus

Após os seus estudos em Portugal, deslocou-se aos Estados Unidos da América onde recebeu o seu treino pedagógico em Método Suzuki com a prestigiada professora Betty Haag-Kuhnke. Paralelamente a este trabalho, aperfeiçoou-se artisticamente, a nível particular, com o conceituado violinista Gerardo Ribeiro.

De volta a Portugal, inicia o seu trabalho no Colégio Luso-Internacional do Porto, criando nesta instituição a classe de Método Suzuki em Violino. Simultaneamente, lecciona na Academia de Música de Santa Maria da Feira e, mais tarde, na Academia de Música de Paços de Brandão.

Em Abril de 1997, Joana Seybert Jesus é convidada pela sua professora norte-americana, Betty Haag-Kuhnke, a participar, com a sua jovem classe de violinistas, no Concerto Anual no Orchestra Hall de Chicago.

Em Setembro de 1997, cria a Academia de Música A PAUTA, que foi a primeira escola a surgir em Portugal exclusivamente inspirada no Método Suzuki. Este projecto, pretende acima de tudo o desenvolvimento dos valores do ser humano através da excelência no ensino instrumental. Conta actualmente com mais de 100 jovens violinistas, com idades compreendidas entre os dois anos e meio e os 17 anos.

Em 2004, foi professora convidada dos Cursos de Verão de Método Suzuki em Durango, Colorado (E.U.A).

Em Maio de 2011, 40 alunos da Academia A Pauta participam no concerto anual da Betty-Haag Academy, no Orchestra Hall de Chicago.

Nos últimos 10 anos, inúmeros dos seus alunos obtiveram 1ºs prémios em concursos nacionais (Concurso Capela, Fundão, Viana do Castelo, Fátima, Paços Premium, etc.)

Foi por diversas vezes convidada a leccionar cursos de aperfeiçoamento em escolas de música.

Como complemento ao seu ideal pedagógico, desenvolve variadíssimas actividades dentro da sua área, sempre com o intuito de aperfeiçoar e potenciar o lado musical e artístico dos seus alunos.