Tomás Marques

Tomás Marques nasceu no Porto em 1988 tendo começado os seus estudos musicais na Escola de Música Óscar da Silva. Acabou por se licenciar em Composição na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto.

Durante este período trabalhou com compositores como Eugénio Amorim, Frederic Gifford, Dimitris Andrikopoulos, Carlos Azevedo, Pauline Oliveros, Filipe Vieira e Álvaro Salazar.
Como compositor e arranjador já estreou peças suas com o Remix Ensemble Casa da Música, Sinfonieta (Orquestra da ESMAE), Orquestra de Jazz de Matosinhos, Orquestra de Jazz do Porto e Coreto Porta-Jazz (HollyMood). Escreveu também canções para Edumundo, Mundo Secreto e Souls of Fire.
Durante a sua formação, debruçou-se paralelamente no estudo da música popular brasileira, samba e chorinho, tendo por isso fundado a Orquestra Bamba Social no Porto. Além de arranjador, é também baixista desta orquestra que já atuou com músicos como Marcelo D2, Tiago Nacarato e Joyce Candido em diversos palcos e festivais nacionais e internacionais.
Além disto, tem vindo a participar como guitarrista e/ou baixista em diversos projetos nacionais e internacionais como Miguel Araújo, Mundo Secreto, Rui Massena, Souls of Fire, Human Chalice, EduMundo e Mishka (EUA) e Tiago Nacarato. Experienciou assim inúmeras salas de espetáculo e festivais de música de onde destaca o Coliseu do Porto, CCB, Casa da Música, Teatro Sá da Bandeira, Tivoli, Meo Arena, Festival Sudoeste, Marés Vivas, Festa do Jazz do Teatro São Luiz, Queima das Fitas Porto e Coimbra, Expofacic entre outros.

Algumas das tournées internacionais passaram por Barcelona, Madrid, Valência, Paris, Bratislava, Córsega, São Paulo e Rio de Janeiro.
Participou como baixista em gravações dos álbuns de Souls of Fire, Mundo Secreto, Edumundo, Rui Massena, Tiago Nacarato e Orquestra Bamba Social.
Atualmente lecciona na Oficina-Estúdio Rui Massena (Formação Musical e Guitarra), Escola de Música Valentim de Carvalho (Combo) e na Academia de Música A Pauta (Formação Musical).