Raquel Couto

Nasceu no Porto onde se licenciou em Educação Musical na Escola Superior de Educação. Cantou em vários coros de onde destaca o Ensemble Vocal Pro Musica (maestro José Manuel Pinheiro) e o Coro de Câmara da Escola Superior de Música de Lisboa (maestro Paulo Lourenço).

Realizou os seus estudos em Direção Coral com o maestro Paulo Lourenço na Escola Superior de Música de Lisboa tendo participado em cursos nas cidades de Évora, Lisboa, Aveiro, Londres e Barcelona, onde trabalhou com os maestros Stephen Coker, Eugene Rogers, Paul Caldwell, Werner Pfaff, Brett Scott, Paul McCreesh, Greg Beardsell, Elisenda Carrasco, Esteve Nabona e Maria Guinand.

Em 2012 participou no curso “Write an Opera” da Royal Opera House (Londres).

No ano lectivo 2014-2015 pertence ao X Curso de Animadores Musicais da Casa da Música onde trabalhou com diferentes comunidades da cidade do Porto e com professores da GuildHall School of Music (Tim Steiner, Sam Mason, Paul Griffiths e Pete Letanka).

Desde 2012 dirige anualmente o Coro Mini do Festival Vocalizze. Foi fundadora e maestrina do SHINE – Coro Gospel em Lisboa.
Leccionou as classes de coro da Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC Lisboa) e foi responsável pela direcção musical do grupo de teatro “EmCena” encenado por Pedro Lamares, da Academia de Música Fernandes Fão, em Vila Praia de Âncora.